Novo ônibus leve no Proton Bus, e NOVA SUSPENSÃO! (Download)

383

Ontem saiu uma nova atualização do Proton Bus Simulator, um dos melhores simuladores de ônibus urbano para Android está se adequando a realidade de muitos brasileiros, ou seja, Smartphone intermediários como Moto G3, ou Zenfone Selfie, celulares que já estão “ultrapassados” segundo mercado. Essa atualização do Proton Bus veio como uma luva para esses jogadores, houve concertos em varias partes do jogo.

Além disso foi adicionado a coleção de ônibus o Millennium de 3 portas da Sambaíba, ônibus esse que vem com o selo “lite”, ou leve se preferir, segundo o desenvolvedor o mesmo é leve pois uma serie de fatores podiam ser retirados ou otimizados para uma melhor performance, uma delas é a utilização de uma só textura em vários pontos do ônibus.

A nova versão está como “teste” na Google Play, portanto apenas Betas Testers terão o direito de aproveita-la (por enquanto). Com menos de um dia já liberada o desenvolvedor já tem em mãos uma lista de bugs que deve corrigir para a próxima versão, que são:

 

* Em alguns aparelhos nos demais ônibus quando entram passageiros, o ônibus não sai do lugar… Cada um adiciona um peso a mais no veículo, porém como a suspensão dos demais não mudou ainda, acaba travando. Deve ter algo relacionado ao desempenho da física, visto que nos testes durante o desenvolvimento isso não aconteceu. Então ficará ativo somente nos ônibus que receberam a nova suspensão (só o novo de 3 portas por enquanto, gradualmente isso irá para os demais).

* O vidro do novo ônibus estava muito escuro.

* Este ônibus não receberá as animações agora porque elas pesam (e esse foi incluso para ser leve), mas estudamos colocar a do freo de mão pelo menos, visualmente ela é bem importante.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Será a 153, ela trará:

* Versão da Play Store com OpenGL ES 3 + renderização multinúcleo ativada. Será gerado um APK na sequência com OpenGL ES 2 (será carregado na madrugada ou mais tardar amanhã). Esse alternativo OpenGL ES 2 pode ter um desempenho em frames pior, porém esperamos que ele resolva o problema do jogo fechando em alguns aparelos mais antigos, caso do Moto G1/2/3 (e outros nem tão antigos). Não é garantido que isto resolverá, mas estamos na esperança!

* O novo ônibus em caráter experimental (Mi2M), sendo uma opção mais leve. Em alguns aparelhos novos não fará diferença jogar com ele ou com os outros, mas em alguns mais fracos pode ter uma diferença significante, dependendo da GPU. Ele tem o interior mais simples e usa menos texturas, consequentemente usando um pouco menos de RAM. Enquanto os outros ônibus usam entre 20 a 50 texturas, esse usa só umas 5 a 10! Todo o interior foi simplificado para usar cores sólidas em vez de imagens detalhadas.

* Ele é grátis para todos, mesmo quem não é colaborador! O TGV será liberado a todos em meados de março. Esse Mi2M só tem a versão lite, a versão completa ficará na fila de produção, podendo levar alguns meses/anos para chegar ao jogo. Se a edição valer a pena com o desempenho melhor, mais modelos leves virão futuramente. Antes incluíamos modelos pesados para otimizar depois, este ônibus experimenta o contrário! Primeiro o leve, depois o pesado. Todavia ele ainda tem o jeitão Proton de ser, detalhado! Não queremos ônibus muito feios nem simplificados ao extremo, com volante quadrado etc. Os detalhes foram removidos mais expressivamente no salão dos passageiros.

* O mapa novo continua pesado. Uma versão alternativa sem os prédios na cidade será produzida em breve, substituindo aquelas áreas por praças mais vazias. Mas não tem previsão de quando ainda, sabemos que será em breve. E mesmo assim ele não será tão leve como os demais mapas, exige mais RAM para ser carregado.

* Nova suspensão! Por enquanto só no novo Mi2M. Ela está mais macia ao passar nos obstáculos. É bem difícil configurar isso, mas os testes prévios parecem muito bons! Gradualmente os demais ônibus serão melhorados, não dá para fazer todos de uma vez pois são gastas umas boas horas nos ajustes para cada um. Os mesmos cálculos de um ônibus não servem nos demais, não basta copiar e colar porque o tamanho é diferente, a distância entre eixos etc… E como temos 10… 11 agora!

* Aproveitando a nova suspensão… Especialmente nos modelos com suspensão a ar, quando as pessoas entrarem o ônibus dará uma leve chacoalhada! Será aplicada uma força na pisada na entrada. Isto é experimental e poderá ser removido depois, se ficar ruim.

* Novas mensagens de informações na tela, ao marcar Info na tela de entrada! A mensagem tampa um bom pedaço da tela mas não impede jogar (futuramente poderá ser desativada dentro do jogo, sem precisar voltar para a entrada). Ela traz detalhes como o processador e GPU, quantidade de memória, FPS, memória alocada e em uso, etc… Vai dar para ter uma ideia do tanto de memória RAM que determinado mapa e ônibus usa em cada configuração! Um print desta tela poderá ser solicitado em casos de bugs, para nos ajudar a identificar informações relevantes em novos testes futuros. Ficará fácil ver qual mapa é mais leve e porque alguns fazem o jogo fechar.

* Essa skin não pode ser inclusa no jogo, ela será liberada como arte de fã nos grupos!

* Ele ainda não tem o som da correia, preciso gravar vários samples sem interferências externas e unificar num áudio só… É bem complicado mas farei, pois particularmente sou muito fã desses O500M!  Mas já tem aquele apito de porta aberta! (tocará apenas se você jogar com a trava das portas ativada, nas opções da simulação).

[the_ad_placement id=”posicionamento-manual”]

BAIXAR PROTON BUS SIMULATOR