Entrevista com o desenvolvedor do Estrada Bus Simulator, futuro do jogo, começo, beta e muito mais!

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Como prometido trouxemos hoje a vocês uma entrevista completa e exclusiva com o desenvolvedor do Estrada Bus Simulator, Matheus Barros, que já apareceu em muitos eventos de tecnologia para mostra seu projeto. Confira abaixo toda a entrevista na integra.

Estrada Bus Simulator é um jogo que está sendo desenvolvido pela equipe Brasileira Estrada Digital Games, que se localiza Timon-MA. O jogo será lançado inicialmente para PC, mas o desenvolvedor já fala em uma possível versão Mobile do jogo.

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1. Quando e por que você decidiu criar um simulador de ônibus rodoviário?
 
Primeiro gostaria de agradecer a Deus pela vida, as oportunidades concedidas. A minha família que sempre me apoiou nesse projeto e aos amigos que nele acreditam, incluindo os parceiros da Foguinho Games e seus leitores. A cada um de vocês um forte abraço!

Quando eu era criança, viajava para casa da minha vó no interior do Piauí naqueles ônibus da Nielson modelo Diplomata. Eu achava aqueles ônibus lindos e viajar neles era uma diversão. Eu gostava tanto de ônibus que meu pai fez um de lata de eletrodo para mim com rodinhas de borracha de chinelo Havaianas.

Só que eu gostava (e gosto) mais de tecnologia e enfim, acabei decidindo optar por ela em minha vida.

Comecei a estudar a Unity3D por ter muitas dificuldades no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPI e por sugestão do Alexandre Tolstenko (amigo e mestre em Computação pela UFPI) após uma “game jam”. Comecei fazendo alguns exemplos simples (tutoriais no próprio site da Unity), baixei um modelo gratuito de ônibus da internet, fiz uma estrada na Unity3D com um 
asset, programei a física e a direção do ônibus e pronto: já queria fazer aquilo, em março de 2015.

Coincidentemente, a Globo reprisou Carga Pesada em comemoração aos 50 anos de emissora e pensei: quero fazer um jogo nessa “pegada”, abordando os perigos nas estradas, mas já tinha o consagrado Euro Truck Simulator 2 (que jogo desde a época do seu lançamento em 2012).
Eu acompanhava (assim como muitos lembram) na época o projeto Rodobus Simulator e eu ficava fascinado com o que seria aquele jogo. Só que juntou a influência da reprise do Carga Pesada com o Rodobus e eu disse a mim mesmo: eu quero e posso fazer algo assim. Foi assim que eu comecei a estudar mais e mais sobre programação, modelagem 3D e computação gráfica.

Só em novembro de 2015, depois de mais de sete meses que eu tive a ideia inicial que eu dizer de verdade que eu estava fazendo um jogo de ônibus rodoviário, depois de ter apresentado o jogo na Mostra Nacional de Robótica em Uberlândia em outubro de 2015 e no SBGames 2015 em novembro de 2015. Só passei a chamá-lo de simulador quando aprimorei a física do jogo, já em abril de 2016. Daí simplifiquei o nome e passei a chamar o jogo só de EstradaBus.
 
2. Quais são seus principais planos para o jogo, como: tamanho do mapa, diversidade de veículos e features.

Eu decidi como solução de 
level design criar uma série de mapas e não um mapa único, pensando inclusive em um futuro jogo mobile.

A princípio não serão muitos mapas, por questão de dimensionamento do projeto, mas eles apresentarão no mínimo um quilômetro quadrado e possivelmente até 30 quilômetros quadrados. Novos mapas serão lançados após a conclusão e lançamento da primeira versão (sem data prevista). Alguns mapas estarão ligados a outros e serão carregados dinamicamente em tempo de execução, para garantir viagens mais longas e realistas.

O mapa de teste será fictício, mas os mapas na versão final serão baseados no nordeste brasileiro, com estradas em condições parecidas com as da realidade (incluindo estradas vicinais).
 

Em termos de veículos, teremos quatro tipos de ônibus: vans, micro-ônibus, ônibus urbanos sem catracas (muito comuns na minha região), e ônibus rodoviários. Os veículos de tráfego serão diversos, mas ainda estão em desenvolvimento.

Algumas funcionalidades que posso adiantar: modo livre, para exploração do mapa; Modo gerenciador clássico, onde é possível escolher ser o motorista e gerenciador de uma empresa de ônibus, comprando ônibus e garagens, Modo Funcionário, onde você será apenas motorista na empresa de ônibus, podendo evoluir e acabar se tornando dono da empresa, além de um modo desafio, que ainda não posso dar muitos detalhes.

3. Estrada Bus Simulator será um simulador diferente dos demais? Ou apresentará o tradicionalismo dos demais jogos, sendo assim o que de diferente em seu jogo despertará a atenção do público?

Eu vejo o EstradaBus como uma opção para um segmento de jogadores que são apaixonados por direção, por ônibus e sobretudo por jogos, ainda mais em um mercado tão solidificado quanto o de simuladores. Atualmente temos excelentes projetos de simuladores de ônibus para PC e smartphones. O EstradaBus entra para ser uma boa opção na comunidade e temos isso como sonho e objetivo, mas sabemos também das nossas limitações.

Poderíamos desenvolver um jogo com ideias revolucionárias, mas impossíveis. Não esperamos que o jogo seja tão detalhado e com gráficos tão incríveis quanto o Fernbus Simulator, mas que ele seja divertido, faça com que as pessoas queiram explorar suas possibilidades, e inspire mais pessoas que tenham um sonho: seja ele o de ser motorista profissional, desenvolvedor(a) de jogos ou administrador(a).
(Por vezes escrevo no plural porque o EstradaBus também é desenvolvido pelas pessoas que me cercam e me ajudam com uma palavra amiga ou algum auxílio, como minha família e amigos).

O que eu posso dizer é que quero lançar um jogo acessível para diversas configurações de computador nos mais diversos sistemas operacionais. O EstradaBus virá para Windows, Linux e MacOS e não será um jogo que exigirá um computador com peças de última geração para ser jogado.
Claro que o EstradaBus virá com opções gráficas que deixarão o jogo muito mais bonito visualmente, porém exigirão bem mais da máquina.
Terá também algumas opções de personalização de ônibus e de cenário, mas não posso dar maiores detalhes sobre isso, pelo menos agora.

4. A futura versão mobile será semelhante a versão PC, ou teremos mudanças drásticas no que diz respeito a gráficos e ambientação do mapa.

Como eu já tinha escrito, a versão de PC é pensada com soluções para facilitar a portabilidade para uma futura versão mobile. Haverá sim algumas limitações com relação aos gráficos (que usarão modelos 3D mais simplificados e mapas menores) mas as features principais, como modos de jogo e veículos estarão mantidos.

5. O jogo está previsto para sair já em 2019, ou precisará de mais tempo de desenvolvimento? Ainda sobre essa questão, uma beta será liberada antes do lançamento?

Eu quero lançar uma versão alpha grátis ainda em 2018. Eu sinto que é mais que necessário ter o feedback dos jogadores para fazer um jogo melhor para todos. Mas para ter um jogo completo, provavelmente em algum momento de 2019. Claro que quero vender e monetizar e tenho planos concretos de como fazer isso, mas no momento certo essas informações serão disponibilizadas ao público.

Por fim, agradeço ao público do Foguinho Games e a equipe do Foguinho Games pela oportunidade. Estamos entusiasmados em entregar um ótimo simulador para todos! Forte abraço!
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